Natal se aproximando

domingo, março 22, 2015

Brasil Inconfidentes




 BRASIL INCONFIDENTES

“... SÓ PODEMOS DIZER-VOS QUE QUATRO DE NÓS (INCONFIDENTES), PRESENTEMENTE, AINDA ESTÃO AÍ ENCARNADOS, COM AS MESMAS DETERMINAÇÕES."
(21 DE ABRIL DE 1980)

(autora)
Gonzaga, Tomás Antônio (Espírito)
Radhu - Livro. - Espírita
  

Depois de tudo, ainda não havíamos cumprido a programação que nos propuséramos fazer, que está afixada na sala onde estão nossos túmulos. A profecia do Aleijadinho se cumpriu. O Sr. Dr. Getúlio Dorneles Vargas, sob inspiração de Augusto de Lima Jú­nior, fizera transladar nossos ossos de seus locais de origem desde 1936, para repousarem no antigo prédio da Câmara e cadeia, tor­nado Museu da Inconfidência para este mesmo fim. Nossos espÍri­tos e despojos tornavam à Vilá Rica, como profetizara Aleijadinho.

   
OITO DE NÓS REENCARNAMOS NESTE TEMPO PARA LUTAR PELA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, E PELA REPÚBLICA, BEM COMO PELAS OUTRAS IDÉIAS NOS­SAS. TODOS TIVEMOS VIDA DURA E MORTE TRÁGICA.
  
DIA 21 DE ABRIL DE 1960 MAIS UM SONHO NOSSO SE COMPLETA, O SR. DR. JUSCELINO KUBISTSCHECK DE OLIVEIRA, NASCIDO EM DIAMANTINA, INAUGURA A CAPITAL BRASILEIRA NO PLANALTO CENTRAL!


HÁ ANOS NASCERA EM TAUBATÉ NESTE MESMO MÊS, 18 DE ABRIL, MAIS UM AUTÊNTICO LUTADOR PELO USO DAS RIQUEZAS NATURAIS DESTE PAÍS: O AMIGO JOSÉ BENTO DE MONTEIRO LOBATO, QUE CURTIU POR ISTO CADEIA.

  
O PALÁCIO DA ALVORADA TEM COLUNAS QUE FICARAM REGISTRADAS EM ERMIDAS DO SÉCULO XVIII. NA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA, O SINO QUE TOCA, FESTIVAMENTE, É O. MESMO QUE AINDA ESTÁ NA IGREJA FARIA DE . OURO PRETO. FORA MANDADO BUSCAR. SÓ TOCARA ANTERIORMENTE QUANDO DA MORTE E EXECUÇÃO DE TIRADENTES. O RELÓGIO DO INCONFIDENTE FORA DOADO AO MUSEU PELO ENTÃO PRESIDENTE, QUE FORA, QUANDO DA COM­PRA, GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, O DR. JUSCELINO.
  
Ironia do destino? Casualidade? Ou determinismo dos espíritos . que· juram por um mundo onde reine Igualdade, Fraternidade e Liberdade?
  
Respondei-me, vós, que estais sempre prontos a julgar e lançar vaticínios. Nós, que tudo sabemos, que podemos inclusive esperar do futuro o que o homem nem imagina, só podemos dizer-vos que quatro de nós, presentemente, ainda estão aí encarnados, com as mesmas determinações!

   
E O SINO NÃO TOCOU

   
“... SÓ PODEMOS DIZER-VOS QUE QUATRO DE NÓS, PRESENTEMENTE, AINDA ESTÃO AÍ ENCARNADOS, COM AS MESMAS DETERMINAÇÕES."
 (21 DE ABRIL DE 1980)

  
EIS O QUE AFIRMÁRAMOS EM 1980.

QUATRO DOS DOZE PROFETAS DO ADRO DE CONGONHAS: .. QUATRO APENAS, SONHANDO PELA NOVA REPÚBLICA,· TAL COMO ONTEM, COM INDEPENDÊNCIA· ECONÔMICA, PELA UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL DE SUAS RIQUEZA!;. QUATRO APENAS, PELA IMPLANTAÇÃO DA FRATERNIDADE VERDADEIRA, QUE LEVARIA À LIBERDADE E IGUALDADE PLENAS.
       

Quatro/dos doze profetas do Adro, que há séculos mudamente repetem sua mensagem, guardada pelo Grande Silêncio.


NO ENTANTO, NÃO APENAS OS QUATRO ETERNIZADOS. OUTROS MAIS, DENTRE OS INCONFIDENTES OCULTOS, E NÃO ESCULPIDOS, PARENTES, FILHOS E IRMÃOS, RETORNARAM PARA AS LUTAS DO ESPIRITISMO. TAMBÉM ELES DARIAM SEUS TESTEMUNHO DE APOIO (COMO DERAM) À NOSSA OBRA, TÃO DEBATIDA QUANTO HUMILDE E ATRAVÉS DE ABNEGADAS MÃOS MEDIANEIRAS. TAMBÉM ELES ACREDI­TAM NESTE PAÍS.


TAMBÉM ELES, CONOSCO, NO PLANO MAIOR, OU ENCARNADOS, INCORPORADOS AO AMIGO TIRADENTES, AO HISTORIADOR TARQUÍNIO*, ANTIGO INCONFI­DENTE, VIBRAVAM UNÍSSONOS/ NO RAIAR DAQUELE ANO DE 1985, DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

 Enquanto encaminhávamos para o Caraça, com o apoio de padre Lourenço, nossa medianeira, para assistir a novos fatos, todo o país vibrava.
  
NÓS, CONTUDO, AGUARDÁVAMOS OS INSTANTES QUE CULMINARIAM COM A VOLTA DA DEMOCRACIA, SEM TANTO ENTUSIASMO.
  
EM TODA A PARTE, VOZES REPETIAM EM CORO O PEDIDO DE LIBERDADE NA ESCOLHA DOS DIRIGENTES.
  
NÓS SABÍAMOS. UM DOS NOSSOS, QUE DESDE AS MINAS,RESPIRAVA OS HAUSTOS DA LIBERDADE, CAMINHAVA PARA SUA DESTINAÇÃO. ESTÁVAMOS A ACOMPANHÁ-LO NAS MESMAS PEGADAS REPIZADAS, NA REGIÃO DE S. JOÃO DEL REI. COMPANHEIRO DOS ÚLTIMOS INSTANTES DE GETÚLIO VARGAS, APOIANDO JUSCELINO, ABRAÇANDO JANGO GOULART . EM APOIO À SUA RENÚNCIA E EXÍLIO, ASSESSOR DE JANIO QUADROS, A RAPOSA MINEIRA, EM ARTICULAÇÃO COM OS PAULISTAS, ANSIAVA PELA LIBERTAÇÃO.

 Suas palavras finas e equilibradas causavam arrepio, nas pessoas, pela lanheza de raciocínio. Seus gestos calmos, mas seguros, inspiravam confiança. A companheira firme "o incentivava ainda.
  
TODA UMA CÚPULA PARECIA APOIAR-LHE O AVANÇO. AOS OLHOS MORTAIS, O. TERRENO PARECIA SEGURO E FÉRTIL.

 DA CONTAGEM DOS VOTOS À ELEIÇÃO,FOI UM SALTO. VÍAMOS AMIGOS ENCARNADOS, EM - VIBRAÇÃO DE PAZ E ESPERANÇA, SEM - NOS CONTAGIAR COM A EFUSIVA ALEGRIA GERAL.
  
Nossa tarefa era ingente, tal como se nos apresenta hoje.

A transição cobrava-nos cautela, equilíbrio e observação clara, insofismável.

• Refere-se a Tarquínio J. Barboza de Oliveira

  
À VÉSPERA DO DIA 15 DE MARÇO DE 1985 TUDO ERA REGOZIJO. ALGUNS JÁ SENTIAM OUVIR, A BATER NO PEITO, O SOM DO SINO DE OURO PRETO, QUE TOCARA NO DIA DA MORTE DO ALFERES SILVA XAVIER E NA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA, IRONICAMENTE ABERTA, NO MESMO DIA DA CRIAÇÃO DE ROMA.

 E O SINO NÃO TOCOU. TAL COMO À 15 DE MARÇO, DE TANTOS ANOS PAS­SADOS, SILVÉRIO, CRIMINOSAMENTE, DENUNCIARA A TRAMA INCONFIDENTE, TAMBÉM, DA MESMA FORMA, O NOVO PRESIDENTE FORA ATINGIDO EM SEU VÔO, RUMO AO IDEAL.

 ENQUANTO O POVO CANTAVA,NAS RUAS, O HINO DE MILTON NASCIMENTO, SIGILOSAMENTE, TRAMAVA-SE A MORTE.
   
Veio pranto, luto, o povo inconformado.
  
   
Novamente roubavam-nos, miseravelmente (os novos Barbacenas e Silvérios na trama reencarnatória) frente' aos débitos pessoais e coletivos, o momento da Nova República, o momento da libertação do jugo estrangeiro.

Silencioso, voltou a Ouro Preto o sino do passado.


PORÉM NÓS, TENDO RECOLHIDO, HÁ BEM POUCO, TRÊS QUERIDOS EX-EONJU­RADOS PERMANECEMOS JUNTO A MUITOS IRMÃOS, DETERMINADOS A ATINGIR OS OBJETIVOS DA MESMA LUTA DE ONTEM, A ALGUNS PASSOS DO SEGUNDO SÉCULO DA PRISÃO DOS INCONFIDENTES.

E DIZEMOS QUE, DOS DOZE PROFETAS E DOS QUATRO ENCARNADOS EM 1980, DOIS AINDA PERMANECEM COM AS MESMAS DETERMINAÇÕES. A SEGUÍ­-LOS, MUITOS OUTROS RETOMAM O BASTÃO DA AUTORIDADE, PARA, NESTE SÉCULO DE MUTAÇÕES, TRANSFORMAR O BRASIL EM CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO. DOIS OUTROS REENCARNARAM NESTE TEMPO.


Ao nosso lado, Tarquínio e Tancredo sorriem o ressarcir de ontem, iluminados pela esperança de hoje, a se fazer certeza no amanhã.

AINDA ONTEM, PERLUSTRAMOS OS CAMINHOS DE BRASÍLIA. SOB FORTE INSPIRAÇÃO,O MEMORIAL JK, ILUMINADO E SEVERO, GUARDA NA BIBLIOTECA DO EX-PRESIDENTE MEUS LIVROS DAS CARTAS CHILENAS E DO TRATADO DO DIREITO NATURAL. TAMBÉM O PRESIDENTE TRAZ UM BRAÇO LEVANTADO, MANEIRA DE DOIS PROFETAS DO ADRO. A BORLA SUPERIOR DO ANTIGO CHAPÉU DE PROFETA PARECE AUMENTADA EM DIMENSÃO, LEVANDO, DA ABERTURA DO ALTO, A ÚNICA LUZ NATURAL A ENTRAR NO PRÉDIO, QUE INCIDE A ILUMINAR O LOCAL DA CABEÇA, NO SARCÓFAGO, QUE É UMA SECÇÃO DE PIRÂMIDE.

  
 TUDO PARECE COINCIDIR MARAVILHOSAMENTE ALI. AS LEMBRANÇAS DO ANTIGO EGITO, NA ILUMINAÇÃO DA . CABEÇA DO FARAÓ, A BORLA DO CHAPÉU DO PROFETA DT; CONGONHAS, O GESTO ALTIVO DO LEVANTE, OS LIVROS DO PASSADO ...
  
Do outro lado, o Panteon, misto de pássaro e pirâmide truncada, homenagem póstuma a Tancredo, tem a escuridão e a falta de ventila­ção, por caracteres marcantes. Encarcera-se nele um mistério e um sonho. Pesado e tétrico,lá fica, por exemplo da determinação de 'um homem, um dos inconfidentes do Rio das Mortes, um dos nossos.

 E, IMANTADO AOS CÉUS, DENUNCIANDO AS TRAMAS DE ONTEM E HOJE, O OBELISCO EM FORMA DE PONTA DE AGULHA, BRANCO E SIDERAL, MARCA O PULSAR DO CORAÇÃO 'DO "CORAÇÃO DO MUNDO", À ESPERA DOS NOVOS DIAS DE UMA O LIBERTAÇÃO DE TODOS OS JUGOS, ATRAVÉS DA CORAGEM E DO CONHECIMENTO. ENQUANTO QUATRO DOS DOZE PROFETAS DO ADRO DE CONGONHAS, ESTÃO PRESENTE­MENTE ENCARNADOS COM AS  MESMAS DETERMINAÇÕES.

Nota de Rodapé:

Tancredo Neves era governador de Minas, quando o Dr. Tarquinio J. Barboza de Oliveira se incumbiu da pesquisa sobre os Autos da Devassa Mineira, publicados em 10 volumes. O altar maçônico, que fora erguido na 'casa onde Antonio Vieira da Cruz, foi, sob orientação do Grupo Espírita de Ouro Preto, desenterrado no quintal da casa do historiador, enquanto ele pesquisava, na Fazenda do. Manso, sobre o nascimento do filho de Man1ia, naquele local, para onde se transladarl primeiro bastião bandeira nte, em terras mineiras e antiga propriedade de Ana Ricarda, irmã de Man1iao Fora ali que ela dera a liJz de seu filho e do dr. Tomás Antonio Gonzaga.

Interessante notar o retomo nas antigas pegadas. nesta "coirlcidência" marcante neste século XX.



Fonte e agradecimentos: Carlos Eduardo Cennerelli



Nenhum comentário:

Calendário Assistência 2017

TENDA ESPÍRITA MAMÃE OXUM

CALENDÁRIO ASSISTÊNCIA - 2017.

C.E. Miguel Arcanjo e Tenda Espirita Mamãe Oxum-

Rua Francisco Framback, 91 E – Cascatinha - Petrópolis - RJ

ABRIL

MAIO

JUNHO

23 – Reabertura do Terreiro às 20h – Saudação à Ogum

02 – sexta-feira – Pretos Velhos

28 - sexta-feira - Exus

05 - sexta-feira – Pretos Velhos

07 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

10 - quarta-feira- Estudo da Umbanda

09 – sexta-feira – Saúde

12 - sexta-feira – Saúde

13 – terça-feira – Saudação Aos Exus – Bênção dos Pães – 20h

13 – sábado – Saudação aos Pretos Velhos

16 – sexta-feira – Não tem Gira

17 – quarta-feira – Doutrina - Vovó Catarina

21 – quart-feira – Doutrina – Vovó Catarina

19 – sexta-feira – Caboclos

23 – sexta-feira – Caboclos

24 – quarta-feira –Saudação à Sta. Sara,

e Povo Cigano

28 – quarta-feira – Doutrina

26 – sexta-feira - Malandros

30 – sexta-feira - Exus

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

05 – quarta-feira – Doutrina

02 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

01 – sexta-feira – Pretos Velhos

07 – sexta-feira – Pretos Velhos

04 – sexta-feira – Pretos Velhos

06 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

12 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

09 – quarta-feira – Doutrina

08 – sexta-feira – Saúde

14 – sexta-feira – Saúde

11 – sexta-feira – Saúde

13 – quarta-feira – Doutrina

19 – quarta-feira – Doutrina – Vovó Catarina

16 – quarta-feira – Saudação à Obaluaê e Omolu

15 – sexta-feira – Caboclos

21 – sexta-feira – Caboclos

18 – sexta-feira – Caboclos

20 - quarta-feira – Doutrina – Vovó Catarina

28 – sexta-feira - Exus

23 – quarta-feira – Doutrina – Vovó Catarina

22 – sexta-feira – Não Tem Gira

25 – sexta-feira – Malandros

24 – Domingo – Saudação à Ibeijada - às 17h

30 – quarta-feira – Doutrina ou Palestra

27 – quarta-feira – Distribuição Doces

29 – sexta - Exus

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

.04 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

01 – quarta-feira – Terreiro Fechado

02 - Confraternização

06 – sexta-feira – Pretos Velhos

03 – sexta-feira – Não tem Gira

08 – sexta-feira – Saudação à Oxum e bênção dos Pretos Velhos – 20h

11 – quarta-feira - Não tem Doutrina

08 – quarta-feira – Estudo da Umbanda

09 – Oferendas na Praia – saída 17h

12 – quinta-feira – Cachoeira / Mata

10 - sexta-feira – Saúde

13 – sexta-feira – Não tem Gira

15 – Feriado – Saudação aos Malandros

18 – quarta-feira – Doutrina – Vovó Catarina

17 – sexta-feira – Caboclos

20 – sexta-feira – Caboclos

22 – quarta-feira – Doutrina

25 – quarta-feira – Doutrina – Doutrina ou Palestra

24 – sexta-feira – Exus

27 – sexta-feira - Ciganos

29 – quarta-feira – Doutrina – Vovó Catarina

A giras de sextas-feiras têm início às 20 horas. As fichas são distribuídas a partir de 19:45 até as 21:30. As pessoas que chegarem após este horário receberão apenas o passe, sem consulta.

Nossa casa não cobra consultas nem trabalhos, porém aceitamos colaboração de materiais de uso como velas, fósforos, charutos, fumos, etc...

ATENÇÃO: NÃO É PERMITIDO PARA ATENDIMENTO, PESSOAS COM MINI-SAIAS, SHORTS OU BERMUDAS CURTAS, BLUSAS MUITO DECOTADAS OU MINI-BLUSAS, CAMISETAS TIPO MACHÃO.

A CARIDADE NÃO SERÁ NEGADA, PORÉM RESPEITEM O TEMPLO RELIGIOSO.

(Baixe o seu calendário em PDF, clicando aqui)

Printfriendly