Canto sereno que assobia, nos regatos lagos e cachoeiras. Senhora faceira de beleza e ternura. Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça. Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios. A Mãe das Águas Doces, acolhe-nos em teu seio, proporciona-nos paz e alegria.
terça-feira, março 22, 2011
Ação e Reação - A evolução nas Palavras do Preto Velho
AÇÃO e REAÇÃO
A Evolução nas Palavras do Preto Velho
Recebi este texto a alguns anos atrás, envio para compartilhar,
está como autor desconhecido, se alguém souber a autoria peço que me informe.
É uma reflexão interessante... sobre EVOLUÇÃO.
Boa Leitura, Alexandre Cumino
PRETO VELHO – Meu filho, você tem que evoluir, tudo evolui.
MÉDIUM – O que tenho que fazer, meu Pai?
PRETO VELHO – Se desfaça de todos os bens materiais que você tem. Dê uma parte para os pobres e necessitados e a outra para sua mulher e filhos.
MÉDIUM – De tudo?
PRETO VELHO – Sim. E também de sua mulher e filhos. Vamos sair pelo mundo ajudando aqueles que necessitam. Andaremos de cidade em cidade, de lugar em lugar. Quando tiver fome, eu providenciarei comida; quando tiver sono, eu providenciarei lugar seco e seguro para descansar; quando tiver frio, eu providenciarei agasalho e roupas...
MÉDIUM - Não sei se posso. O senhor está pedindo muito de mim.
PRETO VELHO – Mas você não quer evoluir, chegar numa consciência maior?
MÉDIUM - Eu quero evoluir, mas tenho que perder tudo o que tenho. Largar minha família, meus amigos... Não sei se posso fazer isso para evoluir. Prefiro ficar como estou e buscar uma outra forma de evoluir. O senhor mesmo não disse que existem muitas formas de evoluir, porque só me deu esta escolha?
PRETO VELHO – Quando você disse que era necessário retirar as imagens do meu Congá que isso era necessário para que minha casa evoluísse, que eu evoluísse, não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que era necessário retirar os atabaques, que isso era necessário para que minha casa evoluísse, que eu evoluísse, não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que era necessário parar com as oferendas para os Orixás, que isso era necessário para que minha casa evoluísse, que eu evoluísse, não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que não era preciso utilizar as guias, que isso era necessário para que minha casa evoluísse, que eu evoluísse, não me deu escolha. Eu deixei. Quando você disse que era necessário que os Guias de nossa casa parassem de beber e fumar, que isso era necessário para que minha casa evoluísse, que eu evoluísse, não me deu escolha. Eu deixei. Você procurou outras formas e outros meios na procura de uma consciência maior. Introduziu várias formas e meios diferentes dos que eu lhe ensinei, pois você começou a achá-los atrasados, primitivos. No entanto, eu pedi a você apenas uma coisa, e você diz que é incapaz. Você mudou tudo o que achou necessário, mas não soube mudar por dentro. Evolução não se faz mudando formas, fundamentos, ritos, meios... Evolução se faz de dentro para fora. Não importa o nosso modo de operar nossa magia, mas sim o que ela representa; sua essência e importância na vida dos que nos procuram; a doutrina e a responsabilidade de nossos rituais; nossos fundamentos; o respeito pelo que é nosso. Você mudou procurando o novo, mas apenas buscou novas formas de fazer velhas coisas. Coisas que você achava que eram primitivas e que não fariam você evoluir. Você hoje se baseia em outros para mostrar sua evolução e consciência: se eles mudam lá, você também muda aqui; se eles fazem lá, você faz aqui. Você fugiu das velhas formas, mas apenas buscou o moderno para fazer o velho. Você já está velho. Em breve irá partir e eu não mais o usarei como cavalo. Tenho, agora, nova missão com outro médium. Nele a tradição será mantida e o novo se fundira´ com o velho em busca da essência e não da forma.
MÉDIUM – O Senhor nunca me recriminou. Nunca disse que não.
PRETO VELHO - Se eu dissesse que não, você ficaria frustrado. Faria as coisas por fazer, sem o respeito ou os fundamentos necessários. Então eu deixei que você fizesse o que achava que era correto, pois você o faria com gosto. Na verdade, você nunca perguntou o que eu achava de tudo isso. Mas mesmo em desacordo, reconheço que você ajudou muitas pessoas.
MÉDIUM – Porque o Senhor só está me dizendo isto agora? Depois de tanto tempo trabalhando comigo...
PRETO VELHO – Você mudou tanto... Tanto que nem o reconheço mais... Só que agora você esta velho. Já está indo embora. Então vim para pedir uma última caminhada juntos, para que você encontrasse sua essência e tivesse a oportunidade de alcançar o que você buscou todos esses anos: evoluir, alcançar uma consciência com Deus.
MÉDIUM - Então todo esse tempo... Todas essas mudanças que fiz... Foram em vão?
PRETO VELHO - Não. Muitos que aqui estiveram e saíram para construir suas casas e nelas buscaram a essência daquilo que você ensinou, e que não mudaram por mudar, seguindo um caminho próprio, conseguiram encontrar uma consciência com Deus e uma evolução de dentro para fora. Você, mesmo sem saber, os ajudou.
MÉDIUM - Mas eu expulsei muitos médiuns por não quererem seguir com minha linha de trabalho.
PRETO VELHO – Eles souberam tirar o melhor de seus ensinamentos e dos meus. Eles abriram suas casas e hoje fazem Umbanda de várias formas.
MÉDIUM - Então...
PRETO VELHO - Sim. Aqueles que você dizia que ficaram no caminho; aqueles que não ficaram mudando constantemente, mas souberam degustar cada momento e perpetuar a tradição, os costumes, os fundamentos, os ritos... Eles mudaram a forma de ver o mundo e sua relação com ele. Buscaram a modernidade nas relações com os médiuns, no entendimento dos novos problemas, essa modernidade viciosa do ser humano. Utilizaram a modernidade e o novo para levar a doutrina, os ensinamentos, a palavra e o auxílio aos que necessitavam, mas souberam dar continuidade à nossa cultura e nossa forma, alcançando a essência naturalmente, gradativa. Mesmo o novo precisa de tradição para virar doutrina e buscar em sua própria forma e essência. Agora é hora de seguirmos juntos.
MÉDIUM - Mas eu não sei se posso largar tudo... Eu disse ao Senhor que não podia largar tudo o que construí, minha família, mulher, filhos, amigos...
PRETO VELHO – Olhe para baixo... O que você está vendo?
MÉDIUM – Minha família. Minha mulher, meus filhos, meus amigos... Estão à minha volta. E com lágrimas se despedem... Para onde vamos, meu Velho?
PRETO VELHO - Encontrar o seu cavalo e o Terreiro onde você irá trabalhar dando auxílio aos necessitados; conforto aos desesperados; curando os enfermos; agasalhando o frio das almas com palavras de calor e esperança; dando de beber a sede de muitas almas em busca de luz... Agora você é um de nós.
MÉDIUM - É engraçado, meu Velho. Eu busquei tanto o novo tentando alcançar a evolução que evoluí com a missão da tradição e de perpetuar o que não soube dar o devido valor. O Senhor ficará comigo?
PRETO VELHO - Sim, e lhe darei meu nome e minha força. Te ensinarei tudo o que será necessário. O resto será entre você e seu médium. Ele é novo e muito parecido com você.
MÉDIUM – E como devo agir com ele? Também sofrerei como o Senhor sofreu comigo?
PRETO VELHO - Eu não sofri com você.
MÉDIUM - Mas o Senhor disse...
PRETO VELHO - Eu não disse que sofri. Estava preparando você para tudo isso. Às vezes só se dá o real valor a algo quando ele escorre de nossas mãos. Você vivenciou a tradição, os costumes e os novos meios, as novas formas. Adquiriu experiências diferentes. Segure minha mão...
MÉDIUM - Estou mudando...
NO TERREIRO - “Bate tambor lá na Angola, bate tambor... Bate tambor lá na Angola, bate tambor... Os meus Pretos Velhos batem tambor... Nas minhas Almas batem tambor... Para todo povo, batem tambor... Lá na Angola, bate tambor... Bate tambor lá na Angola, bate tambor... Bate tambor lá na Angola, bate tambor...“.
PRETO VELHO - É aquele...
* O novo PRETO VELHO incorpora e um novo ciclo se inicia...
"Umbanda é Religião, portanto só pode fazer o BEM !!!"
Alexandre Cumino
Calendário Assistência 2019
Tenda Espírita Mamãe Oxum Calendário 2019 | ||
FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL |
Não haverá GIRA. Estaremos realizando obras de manutenção no imóvel. | De 01/03 à 10/03 – TERREIRO FECHADO 15/03 - sexta-feira – Saúde 20/03 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 22/03 - sexta-feira – Caboclos 29/03 - sexta-feira - Exus | 03/04 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 05/04 - sexta-feira – Pretos-Velhos 12/04 - sexta-feira – Saúde 17/04 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 23/04 - terça-feira – Saudação à Ogum Às 20h 26/04 - sexta-feira - Malandros |
MAIO | JUNHO | JULHO |
30/05 - sexta-feira – Pretos-Velhos 10/05 - sexta-feira – Saúde 13/05 - segunda-feira – Festa dos Pretos-Velhos às 20h 17/05 - sexta-feira – Caboclos 22/05 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 24/05 - sexta-feira – Saudação à Santa Sara com Corrente de Ciganos 31/05 - sexta-feira - Exus | 05/06 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 07/06 - sexta-feira – Pretos-Velhos 13/06 - quinta-feira – Saudação à Santo Antonio com Corrente de Exus às 20h 19/06 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 21/06 - sexta-feira – Caboclos 28/06 – sexta-feira – Malandros | 03/07 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 05/07 - sexta-feira – Pretos-Velhos 14/07 – domingo – SEMINÁRIO das 10h30min às 18h 17/07 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 19/07 - sexta-feira – Caboclos 26/07 – sexta-feira – Exus e Saudação à Nanã |
AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO |
02/08 - sexta-feira – Pretos-Velhos 07/08 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 09/08 - sexta-feira – Saúde 16/08 - sexta-feira – Saudação à Obaluaê / Omolu 18/08 – Domingo – Calunga às 09h 21/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 23/08 – sexta-feira – Caboclos 30/08 - sexta-feira - Malandros | 04/09 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 06/09 - sexta-feira – Pretos-Velhos 13/09 - sexta-feira – Saúde 18/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 20/09 - sexta-feira – Caboclos 27/09 – sexta-feira –Distribuição de doces às 15h Não tem Gira 29/09 – Festa de São Cosme e São Damião às 16h | 02/10 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 04/10 - sexta-feira – Pretos-Velhos 11/10 – sexta-feira – Saúde 12/10 – Sábado – Cachoeira/Mata 16/10 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 18/10 - sexta-feira – Caboclos 25/10 - sexta-feira – Exus |
NOVEMBRO | DEZEMBRO | |
01/11 - sexta-feira – Esteira Das Almas 06/11 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 08/11 - sexta-feira – Saúde 15/11 - sexta-feira – Dia Nacional da Umbanda – Orixás – 20h 20/11 – quarta-feira – Café com Vovó Catarina 22/11 - sexta-feira – Festa aos Malandros 25/11 - segunda-feira /Calunga 17h 30/11 – Sábado - Praia - | 08/12 – Domingo – Saudação aos Orixás – Encerramento das Atividades/ 2019 | Atenção: As Giras têm início às 20h e as fichas são distribuídas a partir das 19:45 até às 21h. As consultas não são cobradas. “Dai de graça o que de graça recebestes de Deus”. A Tenda Espírita Mamãe Oxum é um Templo Sagrado, respeite-o como tal. Evite roupas ousadas como shorts, mini blusas, vestidos muito decotados ou curtos. Respeitem as Entidades. Mãe Márcia “Anêrê de Oxum” |
Converta em PDF as páginas de nosso Blog
Mensagens em Vídeos e Slides Show
- De Volta pra Casa
- O Evangelho e a Umbanda
- Final dos Tempos
- O Trabalho de Cura
- Aruanda - Robson Pinheiro
- Tambores de Angola
- Umbanda para Crianças
- Signos Ciganos
- A Vida depois da Vida
- Quando Chega a Hora
- Toques do Preto Velho
- Voltei
- Indios
- Desencarnação
- Chakras
- A Morte não Existe
- A Matematica da Reencarnação
- O Encanto dos Orixás - Leonardo Boff
- Einstein - A Vida Retribui e Transfere
- A Ponte
- Voce Aprende (O Menestrel) - William Shakespeare
- Desencarnados da Historia
- Quem sou eu para ficar triste - Alanis Morissette
- Desencarnes Coletivos (Divaldo Franco)
- Umbanda, quem és?
- Chico Xavier - Mensagem
- Estudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios Espirituais
- Partida e Chegada
- Tributo a Madre Teresa de Calcutá
- Voce Aprende .... Willian Shakespeare
- Pão Nosso (Belíssimo com fundo musical)
- Irmão Sol, Irmã Lua
- Observe a Cachoeira
- Meu Deus
- Filosofia Quântica - O poder do pensamento
- Vidas passadas
- Quem é Jesus?
- Umbanda Querida
- E depois da morte?
- Vida Passageira
- Assim é a Vida
- Chico Xavier - O Amor
- Aluna Rosa
- Adoecer .... Nunca
- Sabio
- Aborto um crime contra a humanidade
- O segredo de viver bem
- Amor, perdas, partidas e saudade
- Hospital Divino
- Eu só peço a Deus
- Medicina e o Espiritismo
- De Onde Viemos?
Palestras em Áudio
- Raul Teixeira - Palestra realizada na USE - São Paulo
- O Homen de Assis - João Batista Sobrinho
- Quem Somos Nós - Sergio Bernardes
- Aguinaldo Paviani - A Felicidade
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.01
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.02
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.03
- Carlos Torres Pastorino - Minutos de Sabedoria
- Divaldo Franco - Joanna de Angelis - Filho de Deus
- Raul Teixeira - Posturas Espíritas
- Divaldo Franco - Alegria de Viver - Parte I
- Divaldo Franco - Alegria de Viver - Parte II
- Mamãe Oxum
- Ogum - Falando de Umbanda
- Apometria e Umbanda
- Exú na Umbanda
- Tabús, Mitos e Dogmas existentes na Umbanda
- Magia da Vida - Rubens Saraceni
- Oferendas na Umbanda
- Misterio Exú Mirim - Rubens Saraceno
- Mediunidade - Rubens Saraceni
- Magia Divina - Rubens Saraceni
- Chico Xavier e a Umbanda
- Pinga Fogo 2007 - Richard Simonetti
- Trabalho, Solidariedade e Tolerancia - Richard Simonetti
- Richard Simonetti - Um Sonho Cristao
- Genética - Divaldo Franco
- Divaldo Franco - As Crianças Indigo
- Divaldo Franco - Sathya Sai Baba
- A Familia por Dentro - Alberto Almeida
- As dificuladades na casa espírita - Nazareno Feitosa
- A familia por dentro - Alberto Almeida
- Jesus: O Maior Psicólogo do Mundo 1de 2 - Nazareno Feitosa
- Jesus O Maior Psicólogo do Mundo 2 de 2 Nazareno Feitosa
- TRVP - Regressão Mediunidade e Síndrome do Pânico
- Depressão AutoPerdão Felicidade sem Culpa Nazareno Feitosa
- Depressão e Obsessão Espiritual Nazareno Feitosa
- Casamento Divórcio e Lesões Afetivas - Nazareno Feitosa
- Francisco de Assis Emissário do Cristo Nazareno Feitosa
- Bezerra de Menezes O Apóstolo da Caridade - Nazareno Feitosa
- Jesus: O Maior Psicólogo do Mundo 1de 2 - Nazareno Feitosa
- Jesus O Maior Psicólogo do Mundo 2 de 2 Nazareno Feitosa
Palestras em Videos
- A Mecanica de Reencarnação e a sua aplicação prática - Anete Guimarães
- Reencarnação - Dra. Anete Guimarães
- Obsessão na escola de Realengo (Rio de Janeiro)
- Divaldo responde: Violência
- Obssessão e Violencia - Raul Teixeira
- Debate sobre "Zé Pelintra"
- Roteiro Seguro para os Fins dos Tempos - Nazareno Feitosa
- Reencarnação Segundo a Biblia e a Ciência
- Depressão, Materialismo e Desapego - Nazareno Feitosa
- Depressão e Obsessão Espiritual - Nazareno Feitosa
- Consciência e Espiritualidade - Nazareno Feitosa
- A sublime missão da Maternidade - Nazareno Feitosa
- Casamento, Divórcio e Lesões Afetivas - Nazareno Feitosa
- Consequencias espirituais do Aborto - Nazareno Feitosa
- Jesus a Luz do Mundo - Nazareno Feitosa
- Auto Perdão, Felicidade sem Culpa - Nazreno Feitosa
- A paz em familia - Nazareno Feitosa
- Alcoolismo, Vicios e o Amor Incondicional - Nazareno Feitosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário