Canto sereno que assobia, nos regatos lagos e cachoeiras. Senhora faceira de beleza e ternura. Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça. Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios. A Mãe das Águas Doces, acolhe-nos em teu seio, proporciona-nos paz e alegria.
quarta-feira, dezembro 23, 2015
Bodas de Ouro de Mãe Márcia e nosso irmão Sidney (Dezembro 2015)
O Natal mais feliz de Chico Xavier
(Conforme relato de Divaldo Franco)
Fonte: Reformador, nº 5/2005
(...)
Naquele período, eu estava muito sofrido. A imprensa... as acusações descabidas, incompreensões dentro e fora de casa. Meu próprio pai não me entendia. Era muito severo com as pessoas que vinham conversar comigo. Às vezes, portava-se mal, dizendo que eu não era médium coisa nenhuma, embora não o fizesse por mal.
Ele era vendedor de bilhetes da Loteria Federal, e afirmava que se eu fosse médium e se existissem Espíritos, esses dariam o número do bilhete para ele e acabávamos com a problemática da nossa pobreza.
Ele não entendia a mediunidade.
EU ESTAVA, NUMA NOITE DE NATAL, MUITO AMARGURADO! SEM NINGUÉM, FISICAMENTE.
Luísa se encontrava com os seus filhos e esposo, no lar, e eu não queria perturbá-los. Os meus irmãos reuniam-se com as duas famílias modestas, e esse era o momento deles. Então, quando tomado pela tristeza e solidão, lembrei-me:
Como estariam Lia e Conçeição?
E já que nós éramos, possivelmente, as pessoas mais isoladas que eu poderia identificar, mais solitárias, resolvi visitá-las.
Tomei um táxi e fui correndo até a Lapinha. Quando eu saltei do veículo e me aproximei do outeiro, eu vi uma espécie de “spot light”, que descia de um ponto, que eu não podia identificar, do Infinito, salpicado de estrelas.
ESTRELAS MATIZADAS COBRIAM AQUELA CHOUPANA MODESTA. QUANDO EU ME ACERQUEI, À PORTA ESTAVA EURÍPEDES BARSANULFO, PORÉM COM A INDUMENTÁRIA DE RUFUS ( PARA QUEM NÃO SE RECORDA OU NÃO LEU O LIVRO AVE, CRISTO!, DITADO POR EMMANUEL, RUFUS ERA UM ESCRAVO QUE, NO SÉCULO II, NA CIDADE DE LYON, DEU SEU TESTEMUNHO DE FÉ, QUANDO TACIANO MANDOU MATAR OS CRISTÃOS QUE VIVIAM NA ENTÃO CHAMADA GÁLIA LUGDUNENSE.
A MORTE DE RUFUS FOI MUITO DOLOROSA, PORQUE ELE FOI AMARRADO À CAUDA DE UM POTRO BRAVIO, PARA SAIR EM DISPARADA E DESPEDAÇÁ-LO.
QUANDO RUFUS ESTAVA NESSA SITUAÇÃO PUNGENTE, RECORDOU-SE QUE A ESPOSA E OS FILHINHOS HAVIAM SIDO VENDIDOS A UM MERCADOR DE ESCRAVOS.
ELE REFLEXIONAVA EM AGONIA: JESUS, QUE FAZER? EU PODEREI ACABAR COM ESTA SITUAÇÃO SE ABJURAR A FÉ POR AMOR A MEUS FILHOS E À MINHA MULHER.
MAS, QUE FAZER? SER FIEL A JESUS... A MINHA VIDA EU A DOU, MAS A DOS MEUS FILHOS E DA COMPANHEIRA? ASSIM MESMO ELE OPTOU POR PERMANECER FIEL A JESUS. NESSE TRANSE, QUE SÃO ALGUNS SEGUNDOS E PARECEM HORAS, O HOMEM QUE COMPRARA A SUA FAMÍLIA COMO ESCRAVOS ACERCOU-SE E DEU-LHE UMA BOFETADA. AO FAZÊ-LO, ABAIXOU-SE E CICIOU-LHE AO OUVIDO: MORRE EM PAZ. EU TAMBÉM SOU CRISTÃO. CUIDAREI DA TUA FAMÍLIA.ELE ENTÃO SE ENTREGOU A DEUS. E O CHICO ME NARRARIA, DEPOIS, QUE OS PEDAÇOS DE RUFUS FICARAM PELAS ESTRADAS, E QUE ELE VIU, PSIQUICAMENTE, E ESSA PARTE NÃO CONSTA NO LIVRO, O SEPULTAMENTO DOS DESPOJOS RECOLHIDOS PELOS SEUS IRMÃOS DE FÉ NAQUELE NOITE, CONDUZINDO ARCHOTES E CANTANDO HINOS DE EXALTAÇÃO AO BEM.)
- ESTAVA ALI RUFUS, O BEM-AVENTURADO, PORQUE, SE ELE JÁ ERA CRISTÃO DESSE JAEZ ÀQUELA ÉPOCA, O SEU MINISTÉRIO DE APÓSTOLO SACRAMENTANO ERA NATURAL (NUMA PREPARAÇÃO PARA AS TAREFAS DO CHICO NO MUNDO SOCIAL PELA MESMA REGIÃO TRIANGULINA). E, ENTÃO, ERA O NATAL MAIS LINDO QUE SE PODIA IMAGINAR.
VOZES, ENTOANDO HINOS, E AS DUAS, QUE UMA VISÃO APRESSADA PODERIA CONFUNDIR COM OBSIDIADAS (COMO ESTÁ MUITO EM MODA EM NOSSO MOVIMENTO.
VÊ-SE UMA PESSOA MARCADA POR DETERMINADOS SOFRIMENTOS, OU COM DETERMINADOS DISTÚRBIOS, E LOGO SE ROTULA: - ESSE É UM OBSIDIADO. SÃO OBSESSORES. TEM UMA LEGIÃO DE OBSESSORES! ÀS VEZES, NÃO HÁ NENHUM. TRATA-SE DE UMA EXPIAÇÃO LIBERTADORA - O ESPÍRITO ERROU NA CARNE E NA CARNE SE REDIME).
Então, ele passou o Natal mais feliz da sua atual existência. A partir daquela vez, toda época de Natal. quando terminava as tarefas, ele ia à casa de D. Lia e D. Conceição.
PESQUISA: Carlos Eduardo Cennerelli
sexta-feira, dezembro 18, 2015
domingo, dezembro 06, 2015
sábado, dezembro 05, 2015
Confraternização de Final de Ano (2015)
CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO (2015)
Video
Fotos Video
quarta-feira, dezembro 02, 2015
sábado, novembro 28, 2015
sábado, novembro 21, 2015
quarta-feira, novembro 18, 2015
segunda-feira, setembro 28, 2015
domingo, setembro 27, 2015
quinta-feira, setembro 17, 2015
Salve a Ibeijada - 27/09/2015
A nossa festa de Ibeijada será no
dia 27/09/2015 a partir das 17:00 hs
Salve a Ibeijada - Salve Cosme e Damião
Cosme e Damião. Um pequeno relato destes Santos
Fotos Festa de Ibeijada 2014
Videos Festa de Ibeijada 2014
quinta-feira, agosto 27, 2015
quarta-feira, agosto 26, 2015
ESPECIAL: A intolerância contra as religiões de matrizes africanas no Brasil
Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, documentário produzido pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) aborda as causas da intolerância religiosa e a riqueza da cultura afrodescendente no país.
quarta-feira, agosto 19, 2015
sábado, agosto 08, 2015
Robson Pinheiro pelo espírito Tancredo Neves, na companhia dos espíritos José do Patrocínio e Getúlio Vargas
Belo Horizonte, 04/08/2015
quinta-feira, agosto 06, 2015
A importância do estudo na Umbanda
Muitos médiuns Umbandistas não gostam de estudar sobre a Religião de Umbanda, assim como alguns sacerdotes não permitem que seus médiuns estudem e façam perguntas, questionem, evoluam em conhecimento e saber.
Muitos dizem que a Umbanda é caridade, amor e não é necessário estudo qualquer: "é só deixar o guia vir; é só deixar o Orixá encostar". Bem, em toda Religião o estudo é fundamental para a sua compreensão.
Não que esteja errado ver o lado da caridade, do amor ou da entrega que realmente são necessários aos médiuns na incorporação, mas a Umbanda é muito mais do que isso.
O estudo deve ser somado `a dedicação prática da lida no terreiro (a prática da caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades), evita que os consulentes vejam a Umbanda e seus guias como trocadores de favores / presentes, a clonagem arquétipa dos guias (quando médiuns novos acabam, sem querer, copiando o comportamento dos guias do ou dos dirigentes), o comportamento grosseiros de alguns guias e médiuns, a ignorância de alguns médiuns, e evitar que os espertalhões, que querem utilizar a Umbanda como um meio de ganhar dinheiro, o façam usando a ignorância de seus adeptos.
Podemos dividir o estudo da Umbanda em várias formas de entendimento e orientações:
* Pela doutrina de cada segmento, cada casa, que deveria ser ministrada aos médiuns e assistidos (qual a doutrina existente na casa, seus ritos, fundamentos, maneira de trabalhar).
Normalmente essa doutrina ou essas aulas de doutrina estão a cargo do sacerdote da casa ou alguém designado por ele;
* A conversa de banquinho com o(a) preto(a)-velho(a) do(a) dirigente ou dos dirigentes da casa (pode ser com outro guia, tudo dependerá da estrutura de comando de cada casa; umas estão sob o comando dos pretos-velhos, outras sob o de Caboclos, Boiadeiros, Baianos etc), onde a parte doutrinária da casa, pelo seu lado espiritual e orientador, deve ser levada aos médiuns;
* Livros e material didático que sejam feitos pela casa (terreiro) ou utilizado de autores Umbandistas.
Onde possam existir mais orientações no nível doutrinário, religioso, comportamental, espiritual, moral e ético relacionados a Umbanda;
* Outras fontes literárias, até de outras religiões, onde possam conter informações relevantes para os médiuns, no seu entendimento sobre a Religião de Umbanda, ou mesmo, sobre certos conceitos de cunho moral, ético, espiritual, doutrinário etc;
* Formação de palestras e/ou seminários, onde ao médiuns possam compartilhar da sabedoria e do conhecimento de outras sacerdotes e outras pessoas ligadas `a espiritualidade (dependendo de cada seguimento da Umbanda);
* Como visitantes a outros terreiros ou recebendo visitantes em seu próprio terreiro, no intuito de se mostrar a diversidade da religião, a troca saudável de culturas dentro da Umbanda, mostrando a diversidade, a riqueza que é a Religião de Umbanda. Ao mesmo tempo, estreitando laços de amizade e de união com outros terreiros e outras formas de se manifestar a Umbanda;
* Por meio da formação escolar e acadêmica. Seja no estudo regular, ou na Universidade, onde o médium aprende uma profissão, uma especialização, aumenta sua instrução e a sua forma de ver e entender o mundo;
* Por meio de cursos relativos a Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda.
Porém, esses cursos devem ser de conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem diversas pessoas que usam do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de médiuns que buscam o conhecimento.
Como podemos ver, não existe somente uma forma, mas existem diversas formas de se obter o conhecimento e o estudo com relação a Religião de Umbanda.
Devemos sempre lembrar que os Sacerdotes da casa, de cada casa, têm o compromisso, não só em relação a caridade, ao amor, a solidariedade, mas também, do conhecimento, do ensino, da orientação, do conduzir os médiuns, os tirando da ignorância e mostrando que a Religião de Umbanda, mediante o seu seguimento, pode dar muitos ensinamentos.
Não só em relação a religião em si, mas para o próprio médium como pessoa, como ser humano.
O terreiro, a religião, pode se estender para o mundo profano e nele exercer uma atuação divina.
Isso pode ser feito sem preconceitos, sem proselitismos, sem perseguições, sem imposições ao outro.
Basta que os sacerdotes e os guias que conduzem uma cada de Umbanda, saibam passar os bons ensinamentos a seus médiuns para que eles possam levar para o mundo o que a Umbanda tem de melhor, o que ela tem de contribuição para a melhora do mundo e do próprio ser humano.
Algumas pessoas, até dentro da Umbanda, acreditam que "o conhecimento é poder" (Francis Bacon).
Eu acredito que "o conhecimento liberta o homem de sua ignorância, abrindo-lhe a mente para a liberdade das ideias.
" Um abraço, Pai Etiene Sales
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/etiene-sales/a-importancia-do-estudo-na-umbanda
sexta-feira, julho 24, 2015
terça-feira, julho 07, 2015
domingo, junho 14, 2015
Festa de Exús 2015
Video
Caso queira assistir este video na configuração de HD, clique no ícone
Aprenda como assistir videos do Youtube em HD no seu computador.
Slide
Fotos individualizadas
Calendário Assistência 2019
Tenda Espírita Mamãe Oxum Calendário 2019 | ||
FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL |
Não haverá GIRA. Estaremos realizando obras de manutenção no imóvel. | De 01/03 à 10/03 – TERREIRO FECHADO 15/03 - sexta-feira – Saúde 20/03 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 22/03 - sexta-feira – Caboclos 29/03 - sexta-feira - Exus | 03/04 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 05/04 - sexta-feira – Pretos-Velhos 12/04 - sexta-feira – Saúde 17/04 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 23/04 - terça-feira – Saudação à Ogum Às 20h 26/04 - sexta-feira - Malandros |
MAIO | JUNHO | JULHO |
30/05 - sexta-feira – Pretos-Velhos 10/05 - sexta-feira – Saúde 13/05 - segunda-feira – Festa dos Pretos-Velhos às 20h 17/05 - sexta-feira – Caboclos 22/05 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 24/05 - sexta-feira – Saudação à Santa Sara com Corrente de Ciganos 31/05 - sexta-feira - Exus | 05/06 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 07/06 - sexta-feira – Pretos-Velhos 13/06 - quinta-feira – Saudação à Santo Antonio com Corrente de Exus às 20h 19/06 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 21/06 - sexta-feira – Caboclos 28/06 – sexta-feira – Malandros | 03/07 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 05/07 - sexta-feira – Pretos-Velhos 14/07 – domingo – SEMINÁRIO das 10h30min às 18h 17/07 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 19/07 - sexta-feira – Caboclos 26/07 – sexta-feira – Exus e Saudação à Nanã |
AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO |
02/08 - sexta-feira – Pretos-Velhos 07/08 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 09/08 - sexta-feira – Saúde 16/08 - sexta-feira – Saudação à Obaluaê / Omolu 18/08 – Domingo – Calunga às 09h 21/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 23/08 – sexta-feira – Caboclos 30/08 - sexta-feira - Malandros | 04/09 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 06/09 - sexta-feira – Pretos-Velhos 13/09 - sexta-feira – Saúde 18/08 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 20/09 - sexta-feira – Caboclos 27/09 – sexta-feira –Distribuição de doces às 15h Não tem Gira 29/09 – Festa de São Cosme e São Damião às 16h | 02/10 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 04/10 - sexta-feira – Pretos-Velhos 11/10 – sexta-feira – Saúde 12/10 – Sábado – Cachoeira/Mata 16/10 - quarta-feira – Café com Vovó Catarina 18/10 - sexta-feira – Caboclos 25/10 - sexta-feira – Exus |
NOVEMBRO | DEZEMBRO | |
01/11 - sexta-feira – Esteira Das Almas 06/11 - quarta-feira – Estudo da Umbanda 08/11 - sexta-feira – Saúde 15/11 - sexta-feira – Dia Nacional da Umbanda – Orixás – 20h 20/11 – quarta-feira – Café com Vovó Catarina 22/11 - sexta-feira – Festa aos Malandros 25/11 - segunda-feira /Calunga 17h 30/11 – Sábado - Praia - | 08/12 – Domingo – Saudação aos Orixás – Encerramento das Atividades/ 2019 | Atenção: As Giras têm início às 20h e as fichas são distribuídas a partir das 19:45 até às 21h. As consultas não são cobradas. “Dai de graça o que de graça recebestes de Deus”. A Tenda Espírita Mamãe Oxum é um Templo Sagrado, respeite-o como tal. Evite roupas ousadas como shorts, mini blusas, vestidos muito decotados ou curtos. Respeitem as Entidades. Mãe Márcia “Anêrê de Oxum” |
Converta em PDF as páginas de nosso Blog
Mensagens em Vídeos e Slides Show
- De Volta pra Casa
- O Evangelho e a Umbanda
- Final dos Tempos
- O Trabalho de Cura
- Aruanda - Robson Pinheiro
- Tambores de Angola
- Umbanda para Crianças
- Signos Ciganos
- A Vida depois da Vida
- Quando Chega a Hora
- Toques do Preto Velho
- Voltei
- Indios
- Desencarnação
- Chakras
- A Morte não Existe
- A Matematica da Reencarnação
- O Encanto dos Orixás - Leonardo Boff
- Einstein - A Vida Retribui e Transfere
- A Ponte
- Voce Aprende (O Menestrel) - William Shakespeare
- Desencarnados da Historia
- Quem sou eu para ficar triste - Alanis Morissette
- Desencarnes Coletivos (Divaldo Franco)
- Umbanda, quem és?
- Chico Xavier - Mensagem
- Estudo, Classificação e Tratamento dos Distúrbios Espirituais
- Partida e Chegada
- Tributo a Madre Teresa de Calcutá
- Voce Aprende .... Willian Shakespeare
- Pão Nosso (Belíssimo com fundo musical)
- Irmão Sol, Irmã Lua
- Observe a Cachoeira
- Meu Deus
- Filosofia Quântica - O poder do pensamento
- Vidas passadas
- Quem é Jesus?
- Umbanda Querida
- E depois da morte?
- Vida Passageira
- Assim é a Vida
- Chico Xavier - O Amor
- Aluna Rosa
- Adoecer .... Nunca
- Sabio
- Aborto um crime contra a humanidade
- O segredo de viver bem
- Amor, perdas, partidas e saudade
- Hospital Divino
- Eu só peço a Deus
- Medicina e o Espiritismo
- De Onde Viemos?
Palestras em Áudio
- Raul Teixeira - Palestra realizada na USE - São Paulo
- O Homen de Assis - João Batista Sobrinho
- Quem Somos Nós - Sergio Bernardes
- Aguinaldo Paviani - A Felicidade
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.01
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.02
- André Luiz - Mensagens de Luz - Vol.03
- Carlos Torres Pastorino - Minutos de Sabedoria
- Divaldo Franco - Joanna de Angelis - Filho de Deus
- Raul Teixeira - Posturas Espíritas
- Divaldo Franco - Alegria de Viver - Parte I
- Divaldo Franco - Alegria de Viver - Parte II
- Mamãe Oxum
- Ogum - Falando de Umbanda
- Apometria e Umbanda
- Exú na Umbanda
- Tabús, Mitos e Dogmas existentes na Umbanda
- Magia da Vida - Rubens Saraceni
- Oferendas na Umbanda
- Misterio Exú Mirim - Rubens Saraceno
- Mediunidade - Rubens Saraceni
- Magia Divina - Rubens Saraceni
- Chico Xavier e a Umbanda
- Pinga Fogo 2007 - Richard Simonetti
- Trabalho, Solidariedade e Tolerancia - Richard Simonetti
- Richard Simonetti - Um Sonho Cristao
- Genética - Divaldo Franco
- Divaldo Franco - As Crianças Indigo
- Divaldo Franco - Sathya Sai Baba
- A Familia por Dentro - Alberto Almeida
- As dificuladades na casa espírita - Nazareno Feitosa
- A familia por dentro - Alberto Almeida
- Jesus: O Maior Psicólogo do Mundo 1de 2 - Nazareno Feitosa
- Jesus O Maior Psicólogo do Mundo 2 de 2 Nazareno Feitosa
- TRVP - Regressão Mediunidade e Síndrome do Pânico
- Depressão AutoPerdão Felicidade sem Culpa Nazareno Feitosa
- Depressão e Obsessão Espiritual Nazareno Feitosa
- Casamento Divórcio e Lesões Afetivas - Nazareno Feitosa
- Francisco de Assis Emissário do Cristo Nazareno Feitosa
- Bezerra de Menezes O Apóstolo da Caridade - Nazareno Feitosa
- Jesus: O Maior Psicólogo do Mundo 1de 2 - Nazareno Feitosa
- Jesus O Maior Psicólogo do Mundo 2 de 2 Nazareno Feitosa
Palestras em Videos
- A Mecanica de Reencarnação e a sua aplicação prática - Anete Guimarães
- Reencarnação - Dra. Anete Guimarães
- Obsessão na escola de Realengo (Rio de Janeiro)
- Divaldo responde: Violência
- Obssessão e Violencia - Raul Teixeira
- Debate sobre "Zé Pelintra"
- Roteiro Seguro para os Fins dos Tempos - Nazareno Feitosa
- Reencarnação Segundo a Biblia e a Ciência
- Depressão, Materialismo e Desapego - Nazareno Feitosa
- Depressão e Obsessão Espiritual - Nazareno Feitosa
- Consciência e Espiritualidade - Nazareno Feitosa
- A sublime missão da Maternidade - Nazareno Feitosa
- Casamento, Divórcio e Lesões Afetivas - Nazareno Feitosa
- Consequencias espirituais do Aborto - Nazareno Feitosa
- Jesus a Luz do Mundo - Nazareno Feitosa
- Auto Perdão, Felicidade sem Culpa - Nazreno Feitosa
- A paz em familia - Nazareno Feitosa
- Alcoolismo, Vicios e o Amor Incondicional - Nazareno Feitosa